domingo, 4 de maio de 2008

SÓ, COMIGO...

Foi cedo...
Eu estava feliz, meu corpo bem disposto,
minha matéria em paz...
Eu sorria...
Um riso franco e aberto.
Em cada parte do meu corpo estava claro: alegria!
Era cedo...
eu sorria... em cada gesto e em cada palavra
estava clara a minha felicidade...
Tomei distância de mim e fiquei a me olhar...
Espantei-me e não contive a pergunta:
"-Esse sou eu?"
Limpei bem os olhos e tornei a me perguntar:
"-Quem és tu, sou eu?"
Ao sentir tal indignação, parei e me fiz eu mesmo
para que pudesse melhor me ver...
Fo assim, entre cinco ou seis pessoas,
que eu me vi frente a frente comigo:
"-Que fazias a rir junto a todos?"
"-Estou feliz e tudo em mim é alegria..."
"-...e pra mim você diz isso?"
E assim eu vi que nem em mim eu confiava...
Resolvi confiar e me me desnudei por inteiro.
Vi contrastes enormes...
Eu era pequeno demais para tristeza tão grande.
Eu tinha um coração quase invisível pr'um amor imenso...
Eu tinha tão pouca água pr'um deserto maior a enfrentar...
Eu me via tão belo por dentro,
para esse monstro que todos vêem...
sim, eu sou belo!
Essa matéria horrenda é que me impede
de mostrar a minha beleza em toda a sua plenitude...
e me vi triste...
Percebi que meus olhos nunca tiveram brilho e me frustrei...
Vi que os meus lábios nunca disseram
o que de fato queria dizer e me senti desnecessário...
Vi que meu coração já não batia, apanhava...
Porque meus braços só faziam gestos obcenos?
Porque minhas pernas só caminham
no sentido contrário às minhas vontades?
Eu estava sozinho e queria gritar...
Foi quando lembrei de você...
Você que consegue transformar tudo isso.
Você minha fadinha, com sua varinha mágica...
Onde estavas? tão longe...
Talvez tão perto, mas muito distante...
Queria ouvir sua voz, suas opiniões,
seu jeito de rir, sua maneira de falar...
Você ao meu lado... viva, toda presença !!
toda ternura, toda carne-e-osso, toda carinho...
Por que eu preciso de carinho, sabe?
Uns precisam de água, de pão, de dinheiro.
Eu preciso disso tudo, mas preciso mais de carinho...
Por um momento voltei a me sentir feliz
...e quiz deixar tudo e ir te procurar
fosse onde fosse, estivesse onde estivesse...
...mas cinco ou seis que estavam a me chamar
e eu sorri.
Estava na hora de recomeçar a não ser eu...
(23 de maio de 1973)

Nenhum comentário: